Cada Caso(a) é um(a) Caso(a)

Viu em uma revista, na TV ou na internet, achou bonito e quer fazer em casa?
Muito cuidado! Você pode acabar caindo em uma armadilha.
Os ambientes são formados por uma composição de elementos (largura, profundidade, altura, cores, aberturas,...) e nem sempre a combinação interessante que você viu pode ser adequada para a sua casa. 
Para quem não quer correr nenhum risco o ideal mesmo é contratar um bom arquiteto.

Listamos abaixo os “tropeços” mais comuns, daqueles se atrevem a caminhar sozinhos ao decorar seu “cafofo” :

1.      Carnaval das cores
Ok, sabemos que a cor pode trazer alegria a um ambiente, mas cor demais pode ser responsável por um resultado nada agradável. Cuidado na hora de ousar nas cores.
2.      Espaços pequenos que ficam ainda menores
 Se seu espaço é pequeno, objetos opacos jamais. Como metro quadrado hoje é artigo de luxo, você não vai querer que seu espaço pareça ainda menor, não é mesmo? Por isso, opte por móveis que vão refletir a luz, vidros transparentes e espelhos.  Mas ao posicionar os espelhos não esqueça que eles sempre vão refletir alguma coisa...muito cuidado!
3.      Móveis, pra quê te quero?
 Não encare os móveis apenas como “ocupadores de espaço”. Móveis não precisam ser apenas bonitos, devem ter funcionalidade.
4.      Seu sofá está para a sua sala assim como um peru está para o pires?
Não entendeu? Pois bem... Sabe quando você tenta encaixar móveis em sua casa sem proporções alguma e para abrir a gaveta você tem que tirar a cama do lugar? Acho que não precisamos acrescentar mais nada, certo?!
5.      Efeito “loja”
O conjunto pode parecer bonito exposto em uma loja, mas não esqueça que casa tem vida, personalidade e a cara do morador e loja não. Comprar todos os móveis de um mesmo “conjuntinho” exposto na vitrine certamente vai deixar seu ambiente impessoal demais pra ser chamado de “seu”...
6.      Espaços temáticos
Na hora de optar por criar uma decoração com um tema é bom ter muita atenção para não criar um “parque temático”, com um excesso de informações.
7.      Galeria da tia
É indiscutível que aquela tia, prima ou irmã sua faz quadros lindíssimos, não é?? Mas não é porque você compra os quadros dela por uma “pechincha” ou ganha de presente que vai ter que pendurar todos em sua sala de uma só vez. Além disso, é bom lembrar também que quadros precisam conversar com o restante da decoração!
8.      Tapetes, cortina e estofados que brigam
Dê uma olhada no seu ambiente e responda a seguinte questão: o tapete, o estofado, as almofadas e a cortina brigam para ver quem chama mais atenção? Está na hora de você colocar ordem neles!!!
9.      Tendência é importante, mas não é tudo.
Pode estar na moda, ser tendência e não ter nada a ver com você. Por isso, antes de entrar nessa onda, perceba se você está optando por uma coisa só porque está na moda ou se você realmente gostou.  
10. Planejamento zero
      Por último, mas não menos importante um erro super comum que pode comprometer não só a beleza do seu ambiente, mas também o bolso: Decorar e comprar móveis sem pensar. Antes de sair por aí comprando tudo que você acha lindo, pense e planeje no seu espaço disponível para não ter surpresas desagradáveis.

Lembre-se sempre que o auxílio de um profissional é de grande valia na hora de construir e decorar. Mas, como de arquiteto e louco todo mundo tem um pouco, esperamos que essas pequenas dicas ajudem na próxima aventura de vocês que se arriscam sozinhos no fantástico ( e arriscado!) mundo da decoração.



5 comentários:

  1. Adorei as dicas,pois costumo sempre colocar várias cores em casa e em pouco tempo já quero tirar...obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe coloca várias almofada,arranjos,tapetes e vivo em eterna briga com ela,agora chegou a hora de fazer ela retirar metade e termos uma sala mais tranquila...obrigada pelas dicas..

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vocês gostaram das dicas meninas. Qualquer dúvida em sua decoração pode nos falar que teremos o maior prazer em auxiliar.

    Beijos,

    plan

    ResponderExcluir
  4. Este post perfeito, muito criativo exatamente isto que o mercado precisa.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber de vocês, como posso decorar meru quarto sem ficar um ambiente chocante, pois gosto dos tons vermelho e preto.Aguardo resposta da Plan

    ResponderExcluir